sábado, 9 de abril de 2011

Como amamentar passo a passo

sábado, 9 de abril de 2011
Três formas de amamentar

Os manuais de amamentação sugerem alternar a posição da criança durante o aleitamento. Desse modo, a mulher previne as fissuras nos mamilos e garante que todo o leite produzido na mama seja liberado para o bebê. Conheça três formas de amamentar.

1 – Da maneira tradicional
A mãe fica sentada e apóia a cabeça do bebê sobre a dobra do cotovelo. É dessa maneira que a maioria das mulheres prefere amamentar. Uma dica é colocar um travesseiro ou uma almofada sob o corpo da criança, mantendo-a ainda apoiada no braço. Desse modo, mãe e filho ficam mais confortáveis.

2 – Invertendo o bebê
Essa posição é bastante indicada em caso de cesarianas, quando os seios estão fissurados ou o bebê não consegue abocanhar toda a aréola. O corpo dele é encaixado sob o braço da mãe, que permanece sentada. “A criança pode fazer uma boa pega porque fica de frente para o peito”, explica a consultora em amamentação Lívia Teixeira, do Consultório de Aleitamento Materno, em Salvador. Assim é possível drenar melhor o leite que fica no quadrante da mama localizado próximo às axilas.

3 – Na cama
Mãe e bebê deitam frente a frente. Com a cabeça apoiada no travesseiro, ela oferece o peito do lado que está deitada. O bebê pode ficar com a cabeça apoiada no antebraço da mãe, todo envolvido por ela, ou deitado na cama, com as costas apoiadas por ela na hora da pega. Nessa posição, a mulher precisa estar acompanhada para não correr o risco de dormir. “Isso porque ela pode se virar ou o bebê fazer algum movimento perigoso”.

O bê-á-bá da amamentação

Você deve ter aprendido que, para o bebê crescer forte e saudável, precisa sugar uma mama de cada vez. Essa é a regra número um do aleitamento. A outra recomendação é iniciar a mamada pelo peito no qual a criança mamou por último. Existe uma bom motivo para esses cuidados.

A explicação é que dois tipos de leite são liberados durante o mamar. Cada um deles contém um grupo especial de nutrientes. O primeiro, conhecido como anterior, sai logo no início da mamada. Sua fórmula é reforçada com água, lactose, vitaminas e fatores de proteção. O outro, chamado de posterior, só é produzido depois que a criança começa a sugar no peito. Ele é rico em gorduras e proteínas. O bebê precisa de ambos.

Basta esperar a criança esgotar o leite de um peito e depois oferecer o outro. A segundo mandamento da amamentação, no entanto, pode confundir algumas mães. Assim, aqui vai uma dica dos tempos das vovós: coloque um alfinete de segurança no sutiã para se lembrar. Se a criança mamou no lado esquerdo da última vez, fixe aí o acessório e, na próxima mamada, ofereça o mesmo peito.

Menos cólicas, mais peso
Observar tantos cuidados vale sem dúvida à pena. "Se o bebê mamar sempre só o leite anterior, rico em lactose, um açúcar natural presente no alimento, pode ter muitas cólicas e baixo ganho de peso".
Os pequenos muito sonolentos ou que não têm tanta pressa de mamar podem sentir dificuldade ao sugar o leite posterior. Além disso, também pode haver algo errado se a criança passa muito tempo mamando e não consegue esvaziar o peito. Nesses casos, é bom ter o acompanhamento de um profissional".
Em geral, a mamada com uma sucção eficiente dura, em média, 20 minutos. Mas esse tempo deve servir apenas como referência, cada bebê tem seu ritmo. Um conselho: só tire o bebê do peito quando sentir que a mama está vazia. "Coloque-o para arrotar e, se ele quiser voltar, ofereça o outro peito".Vai ser a sobremesa.


0 batimentos:

Postar um comentário

 
Design by Uênia Barros