
33ºsemana
Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado. Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O lanugo desaparece. Como o bebê está pressionando seus órgãos, o melhor a fazer é ir mais vezes no banheiro e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades. Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico.
Precaução
Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida. Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência. Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê. Organize o quarto do bebê. Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.
34ºsemana
A pele do bebê está lisa devido ao ganho de peso. O sistema imunológico evolui. Na 34ª semana de gravidez, o bebê se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto. Nessa fase, a mamãe deve continuar sentindo contrações indolores chamadas Braxton Hicks, conhecidas como falso trabalho de parto. Só preste atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.
Ajuda
Você tem alguém para te ajudar como uma mãe, uma sogra ou uma empregada? Não! Então é bom começar a pensar nisto. Dessa fase em diante, você se sentirá cada dia mais cansada e sem fôlego, aliada a uma barriga enorme e incômoda. Não poderá realizar muito esforço físico e por isso precisará de alguém que te ajude nos serviços domésticos. E quando o bebê nascer, suas atenções estarão voltadas para ele. Quando o queridinho da família te der uma folga é hora de descanso e não de pensar nos problemas da casa. Mais uma vez a importância de alguém que te ajude com os afazeres domésticos.
35ºsemana
A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e deixem de ser imaturos. O bebê nessa semana já pode "descer", deixando a barriga mais baixa. Devido ao ganho de peso, ele já é um bebê "gordinho".Como o bebê "desceu", ele não pressiona tanto os seus órgãos e você respira melhor, mas pode sentir dores na parte inferior da coluna.
Procure seu médico imediatamente se houver inchaços na face e nas mãos, pode ser sinal de pré-eclampsia, isto é, hipertensão que restringe a circulação sanguínea para a placenta, muito perigoso.
Conversas
Seu bebê escuta desde cedo e reconhece a voz da mãe mesmo dentro da barriga. Converse muito com seu bebê, diga o quanto ele é querido e amado por você e pelo papai. O bebê sente todo esse carinho e fica mais tranqüilo. Se durante a gestação a mamãe ou papai cantar sempre uma música para o seu bebê, pode se preparar que vocês terão surpresas após o nascimento do nenezinho. Sabe por quê? Simples, porque o bebê se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranqüilo ao ouvir a voz da mamãe.
36ºsemana
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, conseqüentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.Para garantir a saúde materno-infantil, as consultas médicas a partir de agora se tornam semanais.É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia ante parto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.A ansiedade e alteração de humor nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as maiores dúvidas.
O útero está bem abaixo das suas costelas.
37ºsemana
O parto normal
Quando as contrações começam, dilatam o colo do útero em até 10 cm (abertura suficiente para o bebê sair) e isso pode durar até 18 horas. Na sala de parto, a mamãe toma a anestesia peridural que tira a dor, mas não a sensação. O bebê é expelido pelas contrações e nasce. A placenta é eliminada em seguida.
Agora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana. O bebê já está na posição que irá nascer fazendo o médico decidir se vai ser parto normal ou cesárea. Você estará um pouco mais aliviada em relação a dores e respiração. Um corrimento vaginal mais forte pode aparecer. Qualquer alteração deve ser informada ao médico. Com o bebê de termo, as consultas pré-natais devem ser semanais, com avaliação ginecológica para conferir a dilatação do colo uterino, a integridade da bolsa amniótica e o pólo fetal que está se apresentando.
Pré-termo, termo e pós-termo
Uma gestação que se encerre antes da 37ª semana é chamada de gestação pré-termo.
Gestação termo é aquela que dura entre a 37ª semana e a 42ª semana incompleta.
Já a gestação que tem duração de 42 semanas ou mais é conhecida como pós-termo.
38ºsemana
O cabelo do bebê está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos. Com a proximidade do "dia D", a mamãe deve continuar sentindo as "falsas contrações", um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia. As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros. Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper.
Parto cesárea
A indicação da cesárea é feita para mulheres com hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e eclampsia. O parto cesariano também é indicado se o bebê estiver em sofrimento fetal, se não estiver na posição ideal, se sua placenta estiver com deslocamento prematuro ou se a gestação for prolongada. Depois de aplicada à anestesia, o obstetra corta sete camadas de tecido até chegar ao útero, onde faz uma incisão para retirar a criança e a placenta. Depois limpa toda cavidade do útero, terminando com as suturas.
39ºsemana
Esta semana o bebê está com 36 cm e pesa em torno de 3250g. Que bebezão! Meninos são geralmente mais pesados do que as meninas. Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura. Pulmões estão maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio. Em razão da iminente possibilidade de um novo bebê surgir ao mundo, o banheiro passa a ser a segunda "casa" da mamãe. Fique sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avise seu médico e vá para a maternidade. O ideal seria a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher. Quanto ao útero, ele varia dentro da sua barriga, podendo estar até 20 cm acima do seu umbigo.
Vontade de fazer xixi
Você saberia responder o motivo de você ir constantemente ao banheiro durante toda gestação?O primeiro motivo é o aumento do hormônio progesterona no organismo da mamãe. A outra causa é o crescimento do bebê juntamente com o útero que pressionam a bexiga, aumentando a vontade de ir ao banheiro. Só fique alerta ao sentir dor ou ardor ao fazer xixi. Isso não é normal e deve ser comunicado imediatamente ao seu médico.
40º semana
A medida cefalo-caudal do bebê é de 38 cm da cabeça até o bumbum, mas sua medida total é de 48 cm. Seu peso deve estar em torno de 3500 g.O espaço do bebê dentro do útero é quase nenhum, por isso se movimenta pouco. Ele está todo coberto pelo vernix, que, como já comentamos, é uma substância esbranquiçada. O dia do nascimento deve estar programado para essa semana, mas é normal que se prolongue por até mais duas. Se a gestação se prolongar, deve ser acompanhada de perto pelo seu médico. Se a bolsa de água romper, não se desespere. Depois da bolsa rompida, as contrações podem demorar a aparecer. Ligue para seu médico, que te orientará o que fazer.
Caso as contrações comecem, avise seu médico.
Amamentação
Não deixe de amamentar seu bebê, somente em casos que seja contra-indicado, como mães com HIV positivo, vírus da hepatite ou em tratamento quimioterápico.
O leite materno previne doenças e alergias, além de desenvolver a musculatura oral da criança, importante na mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala. Caso não tenha outra orientação médica, o leite materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade. Procure sempre um lugar tranqüilo e confortável para amamentar e beneficiar o seu vínculo afetivo com o bebê. E não esqueça do seu marido, chame-o para participar de todos os seus momentos e do bebê de vocês.
1 batimentos:
legal gostei do texto....
Postar um comentário