sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Quando eu vi....

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Não tenho nem palavras para descrever o que senti no momento que olhei pra tela da TV e vi aquela coisinha dentro de mim, foi ai que te tive a total certeza que estava grávida. No primeiro momento você nem consegue muito identificar,o médico que ficava mostrando,olha o bracinho, as perninhas... Mas a melhor parte de todas foi quando ouvi o coraçãozinho, ai meu Deus!!É tão forte e acelerado. Passa milhões de coisas ao mesmo tempo na sua cabeça, você fica confusa, é louco!
Daí você para e começa a pensar como vai ser tudo daqui pra frente, que agora não é mais só você, que existe uma pessoinha que requer mil cuidados, que a vida dele só depende única e exclusivamente de você,do que come,bebe...
Seu emocional é fundamental também para o crescimento do bebê. Por isso decidi que vou viver intensamente esse momento, pra ele sentir que é muito amado e que vai ser muito feliz.
O que me deixou mais feliz ainda nesse momento de conhecer meu bebê foi ver a cara de bobo de Diego... Homem é o bicho mais besta que já vi!Kkkkkkkkk... Eu não sabia se ria ou se chorava, porque era tão lindo. E quando o bebê deu um 360º(uma cambalhota) dentro da barriga... Foi muito engraçado a cara de Diego.



Essa ultrasonografia é chamada de TRANSLUCÊNCIA NUCAL:
A translucência nucal (ou TN) deve ser medida quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento cabeça-nadegas (cerca de 11 semanas até 13 semanas e 6 dias). Não existe um valor normal, o que ocorre com a translucência nucal é que quanto maior for a medida, maior é o risco. Por outro lado, quando menor foi a medida, menor é o risco.

Graças a Deus meu baby tava todo formadinho, bem perfeitinho!

13º semana:

O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais. Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas. O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10 cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos os sinais de seu corpo.

A recomendação dada foi que eu engorde apenas 1 kg por mês. Ainda bem que foi só isso que engordei até agora! KKK

14º semana:

Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer. Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue. Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.

Tem pessoas que tem a sorte de saber o sexo do bebê nessa fase, mas não é muito seguro não. Eu mesmo não tive essa sorte.

15º semana:

Os cabelos começam a aparecer e os ossos ficam cada vez mais duros por causa da retenção de cálcio. Os braços dobram as articulações. Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Mas às vezes esse bebê "apronta" e por causa de sua posição não será possível à identificação do sexo. A mamãe já pode localizar o bebê abaixo do umbigo tateando com as mãos. Dificilmente agora poderá esconder que está grávida, até o quadril está mais largo.

Realmente não dá pra esconder, pelo menos a minha barriga deu uma esticada que até me assustei. Ma é tão linda a barriguinha, vivo me olhando no espelho!!!

16º semana:

As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento. Os seios estão mais sensíveis e o útero pode ser sentido abaixo do umbigo. Nessa fase, os médicos podem pedir alguns exames de nomes estranhos como alfa-fetoproteína, que serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida, e a amniocentese, feito com a coleta do líquido amniótico para verificar a existência de algumas doenças genéticas, a maturidade pulmonar, a idade e o sexo do bebê.


No meu caso não foi necessário fazer nenhum outro tipo de exame. Estava super ansiosa pra saber do sexo, mas ai minha médica pediu pra esperar mais uns dias, porque vou precisar fazer um tipo de ultra-som mais especifica que se faz com 22 semanas (quando fizer explico bem direitinho pra que serve.) Então só me resta esperar mais algumas semanas pra saber se é uma menina ou um menino.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tudo certo já...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010


Confirmado a gravidez, veio à hora de dar a noticia que para mim não seria nada fácil. Depois de algumas semanas de agonia acabei contando, mas acabou que todo mundo reagiu de uma maneira que nem imaginava. Graças a Deus meu bebê foi muito bem aceito. Fiquei tranqüila, mas não parou por ai. Agora que começou a maratona!
Completados os 2 meses voltei a médica depois pra fazer novos exames e ela receitar alguns medicamentos necessários para ajudar no desenvolvimento do bebê.

8ª semama:

As partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam. Elas ainda crescerão e ficarão mais especializadas. Formam-se os dentes e músculos faciais. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer e o esqueleto a se ossificar. A mamãe pode sentir dor na parte inferior do seu abdome por causa do crescimento do útero ou de sua contração. O útero cresce, mas ainda não é perceptível por fora.

Enjôos e azias ainda podem aparecer.

Nesse período foi preciso fazer um exame muito importante: TOXOPLASMOSE

É uma doença transmitida por fezes de gatos. Não traz prejuízos para a mamãe, mas pode causar problemas de visão, fígado e atrofia cerebral no bebê.

9ª semana:

Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores. Sua pele é tão fina quanto à pálpebra que cobre seus olhos. O clitóris se forma (caso o bebê seja do sexo feminino), mas ainda não é possível ver o sexo do bebê. Pescoço está bem desenvolvido assim como suas mãos, pés e orelhas.

Ai esse começo da gravidez foi a parte mais difícil, tive um problema no dente que achou de querer nascer e ai foram 3 dias de sofrimento,sem poder tomar nenhum medicamento.Assim que melhorei corri ao dentista e ele logo aproveitou pra fazer uma geral.Que bom!!!

10ª semana:

Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. O coração está pronto. Os olhos deslocam-se para frente e os dedos começam a separação. Já se passou a fase crítica de malformações congênitas, mas fique sempre atenta, pois drogas e raios-X ainda atrapalham o desenvolvimento do feto. Através da ultra-sonografia é possível medir a translucência nucal, exame que pode indicar o diagnóstico de Síndrome de Down.

Ainda sentindo enjôos, mas com menos intensidade.... Novas sensações e logo comecei a notar as mudanças no meu corpo.

11ª semana:

O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga. A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos. Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde concepção.

12ª semana:

A face do bebê já tem aspecto humano. Os dedos das mãos e dos pés estão separados e as unhas continuam crescendo. Ainda não é possível senti-lo, mas ele se movimenta bastante dentro do útero. A placenta agora é responsável pela sua nutrição. A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios. Por volta dessa semana é possível em alguns casos ouvir os batimentos cardíacos do bebê em sua consulta médica.

3 meses completo...bem melhor agora! Melhorei geral dos enjôos, dores nos seios aliviaram muito, e o mais lindo de tudo que já começou a aparecer a barriguinha. É tão lindo quando você vê aquela barriguinha despontando... aiaiai...

Hora de retornar a médica e ai vamos fazer a 1ª ultra.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eu nunca imaginava...

terça-feira, 9 de novembro de 2010


Eu achava que estava doente menos grávida também porque tinha todos os sintomas de quem iria menstruar por isso nunca me passou pela cabeça está grávida. Olha só o que descobri....

1º semana:

A primeira semana é a semana da sua última menstruação, já que o médico não consegue saber com exatidão o dia da concepção.A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo pelo ovário, ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos menstruais de 28 dias, ocorre na metade.

Assim, o corpo começa a se preparar para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado.

Até ai você nem sonha que poderia ficar grávida, né...

2ºsemana:

A fecundação, isto é, o encontro do óvulo com o espermatozóide, ocorre ao fim da segunda semana, geralmente na trompa. Um único espermatozóide de milhares contidos no sêmem do homem é capaz de fecundar o óvulo. Nesse momento, as características físicas do seu bebê são definidas como a cor dos olhos e cabelo, sexo e estatura.

Mas as mudanças não são nem um pouco sentidas, então nem imaginei que estaria grávida!

3ºsemana:

Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio. O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta. Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.

E ai você acha que saberia se estaria grávida? Porque eu não!

4ºsemana:

A menstruação esperada não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem começar, tais como seios doloridos e inchados, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas. A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue.

Já se passou 1mês e até ai eu jurava que estava doente....

5ºsemana:

O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm. O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma. Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.

Achei que estava com problemas de gastrite porque tinha fortes enjôos, mas não pensava que estava grávida!

6ºsemana:

O tamanho do embrião é de 4mm. A medida é feita por ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em forma de "C" e não é possível medir por inteiro. O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce. A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar. Enjôos ainda são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.

7ºsemana:

Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13 mm e pode pesar 0,8g. Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo. O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe. Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas.

Então foi ai que decidi ir ao médico. Ela foi logo passando um exame pra eu fazer, o famoso "Beta”. Dia 10/09/2010 fiz o exame e recebi no mesmo dia as 16:00h, mas mesmo assim ainda fiquei na dúvida,não entendia nada que estava escrito.Na segunda-feira voltei á médica e ai a confirmação...

Parabéns, mamãe!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Sensações que me tranformam...

domingo, 7 de novembro de 2010


Ficar grávida me pareceu tão normal no começo, talvez porque ainda não tinha a noção do que estava acontecendo dentro de mim. Pode até parecer drama, manha ou coisa do tipo, mas você passando por esse momento é que vai poder entender ou pelo menos ter uma noção do que se passa na cabeça de uma mulher grávida.
De todos os momentos que já tive, de todas as experiência e sensações sentidas até hoje na minha vida, essa é a mais louca. É um misto de sentimentos nunca experimentados antes.


Gostar
Raiva
Angústia
Vulnerabilidade
Incerteza
Dor
Alegria


...e tantas outras coisas só que tudo misturado e sentido ao mesmo tempo.Você até pode imaginar,mas não tem noção da loucura que é....é muito louco mesmo.

Todo dia é uma novidade, uma sensação nova. E quando você para e começa a perceber toda essa mudança dá até medo. Sentimento esse que eu "Alice" não conhecia muito!
Incrível como tudo muda, eu to mudando totalmente e só eu percebo isso. Pra mim tem sido radical essa mudança e comecei a perceber isso outro dia quando fui com Diego pra uma festa na praia. No começo foi tudo bom, passeamos muito, encontrei a galera... Tudo muito animado. Com o tempo começou a bater o cansaço, dores nas pernas, sede, fome... aff...uma agonia...fumaça dos carros, do churras, o barulho do som, das pessoas, enfim tava horrível! Sei que teve um momento que me vi no meio de uma multidão, foi ai que entrei em pânico total, olhava pra todos os lados e sentia como se as pessoas estivessem discutindo, que algo de muito ruim iria acontecer. Tentava sair e não encontrava saída e logo começou meu desespero... Cai no choro, mas era aquele choro de pânico, medo, pavor mesmo saca. Meu Deus! Nunca tinha me acontecido isso antes, foi um horror!
Diego me olhava mais aperreado ainda, ai que eu chorava mesmo. Ele tentou me acalmar e mais na frente encontramos o pessoal e ele me trouxe pra casa. Rimos de tudo depois, mas ficou a preocupação de me manter distante de qualquer situação desse tipo.

...Antes de descer do carro Amore me beijou me abraçou e fez carinho na minha barriga. Pediu desculpas ao bebê e disse que nunca mais ia o deixaria passar por isso. Entrei... Nunca me senti tão segura dentro do meu quarto, deitada na minha cama e o melhor de tudo... Silêncio...

Dormi em paz!

 
Design by Uênia Barros